facebookrss feedemail

Social Icons

quarta-feira, 19 de março de 2014

Vilões que amamos odiar (ou odiamos amar): Kefka Palazzo


Kefka Palazzo



Depois de muito pensar, e ter dito na matéria sobre JRPG's que futuramente eu faria uma matéria falando sobre Kefka Palazzo, resolvi criar essa coluna. Ela não será uma coluna regular (que será postada com frequência), mas será feita uma nova sempre que eu ficar com vontade de escrever sobre algum vilão específico. A coluna não será restrita aos games, poderei falar sobre algum vilão de filmes, séries, quadrinhos... Enfim, vamos ao que interessa.

Kefka Palazzo (ケフカ・パラッツォ, Kefuka Parattso na versão em japonês) é o principal vilão de Final Fantasy VI. Se você tem amigos que são fãs fervorosos dessa popular série de JRPG, com certeza já ouviu esse nome sendo comentado por algum deles. Sua popularidade como vilão da série Final Fantasy só é rivalizada por Sephitot (na minha opinião kefka ganha tranquilamente).

Um pouco da história


Uwee hee hee

Desumano, genocida, louco... É assim que Kefka é chamado por seus próprios subordinados e até pelos soldados mais frios do Império. Muitos o temem, outros apenas acham-no louco, mas quase todos o odeiam. Kefka age sobre as ordens do imperador Gesthal, mas sem que ele saiba kefka tem seus próprios planos pessoais.

Kefka fora abandonado na infância, passando por uma vida dura e sofrida em um orfanato de Thamasa, até que mais tarde, na adolescência, ele entrou para a academia imperial, sendo reconhecido como um prodígio.

Dentro da academia ele fora o único voluntário para uma pesquisa de infusão do poder mágico em seres humanos, o experimento fora um sucesso... Kefka adquiriu o dom da magia sem a intervenção direta das Magicite, mas o preço foi alto. Kefka mais tarde, por causa disso, viria a se tornar completamente insano, levando sua filosofia pessimista às ultimas conseqüências.

Aquele que era apenas um homem que não acreditava em coisas como a esperança, iria uma década depois, se tornar alguém que passaria a odiar esse tipo de sentimento com todas as forças.

Com o passar do tempo ele foi se tornando o braço direito do imperador Gesthal, que o via como um excelente general, afinal em uma guerra o importante é aniquilar o inimigo sem nenhum tipo de pena ou limitação e isso kefka faz com muito prazer.

Vestimenta

visual de Kefka em FFVI

Kefka traja roupas que lembram um bobo da corte. Ele passou a se vestir desta forma alguns anos após sua infusão mágica, quando seu grau de loucura começava a aumentar. Usava essas roupas e maquiagens espalhafatosas com o único intuito de passar tardes se olhando na frente do espelho para poder admirar a si próprio. No jogo sempre aparece com uma vestimenta com tons fortes de vermelho e verde. Já em Dissidia Final Fantasy, aparece trajando uma roupa com uma grande mistura de cores.

cosplay de Kefka

O vilão Louco

Kefka e Gesthal

Considerado um dos maiores vilões da série, Kefka é realmente um personagem impagável. Ele foi o único vilão que conseguiu ser cômico, atrapalhado, cruel e odioso ao mesmo tempo. Algo extremamente original.

Apesar da aparência e das situações cômicas, Kefka também pode ser tão odiado quanto amado, suas atitudes são realmente cruéis e a conseqüência horrenda de seus atos facilmente surpreendem o jogador... Entre uma cena cômica ou um ato cruel o vilão também é muito bem caracterizado por sua risada psicótica. E também por suas cômicas frases de efeito, alguma cheias de ironia, outras denotando o quão Kefka é insano.

Frases Marcantes


Kefka dizendo uma de suas frases originais também no Disidia FF

"Hee, Hee, Hee! Mas aonde estaria a graça da destruição se vidas "preciosas" não fossem perdidas? Porque as pessoas reconstroem coisas que elas sabem que vão ser destruídas? Porque as pessoas se apegam à vida, quando elas sabem que não vão viver eternamente? Pense em como suas vidas são insignificantes! Isto é doentio... vocês parecem capítulos de um livro de auto-ajuda!" - Após ouvir os protagonistas falarem das razões que os fazem lutar e ter esperança.

"Edgar, seu cabeça de alfinete! porque você tem q morar no meio do nada?!?" - quando teve que se dirigir ao castelo de Figaro para falar com o rei Edgar.

"Vida... Sonhos... Esperança... De onde eles vêem? E pra onde eles vão? Essas coisas... Eu irei destruir! Uwee, Hee, Hee! Ótimo! Queimem tudo!!" - Ao ordenar que seus soldados ateassem fogo no castelo de figaro, pelo fato de Edgar se negar a ajudá-lo.

"Eu odiaria estar em sua pele se nós descobríssemos que você está mentindo... Mwa, Ha! Bem vindo ao meu churrasco!" - Enquanto o mesmo castelo estava em chamas.

"Filho de um mergulhador!" - Xingando o castelo de Figaro enquanto ele se enterrava na terra escapando do incêndio que ele criara.

"Hee, Hee! Nada é melhor do que centenas de vozes gritando em uníssono!" - Ao envenenar o reservatório de água de uma cidade, matando quase todos os seus habitantes.

""Espere" ele diz... por acaso me pareço com um garçom?" - A frase original é ""Wait" he says....do i look like a waiter ?", kefka faz um trocadilho com as duas palavras.

"Eu sou o todo poderoso! Hee, Hee, Haw! Estou coletando Espers! Estou extraindo magia! Ó querida, você quer lutar comigo? Isto é tão terrível! Eu destruirei tudo... criarei um monumento a não existência! Eu irei caçá-los! Destruirei a todos! Destruir! Destruir! Destruir!
Pobre velho... bem, mas que desculpa sem valor para um imperador..." - Ironizando enquanto chutava o cadáver do Imperador para um abismo.

"Ooh! Eles são sensíveis ao toque! Que belezinhas!" - Enquanto destruía os Espers para lhes tomar as Magicite.

"Eu odeio odeio odeio odeio odeio odeio... odeio odeio odeio odeio odeio odeio odeio odeio odeio odeio odeio ODEIO VOCÊ!! Corra! Corra! ou você ficará bem passado!"

"Que tal um pouco de massacre Magitec?"

"Agora eu temo que vocês expiraram sua validade. Eu comando o maior poder do universo! Vocês são a escória diante de mim!"

"E você já achou a sua "preciosidade" neste mundo mundo quase morto de vocês?"

"O fim chega... através do caos... Por que você teima em viver sabendo que todas as coisas morrem?"


Finalizando

Imagina esses dois juntos...

Kefka é um vilão excepcional, como eu disse anteriormente, ao meu ver e de muitos jogadores ele é o melhor vilão de todos os Final Fantasy's feitos até agora, porque diferente de um tal de Sephirot, ele realmente te faz sentir muita raiva. A cena em que envenena o reservatório de um reino te faz odiar esse ser.

Muitos também irão comparar o vilão com o Coringa (se você precisa de explicação sobre quem é o coringa está no blog errado meu amigo), e ele realmente se parece em muito com uma versão medieval desse famoso vilão. Mas como diz a frase: "qualquer semelhança é mera coincidência..". Será?

Fontes: Final Fantasy Wiki e Final Fantasy Brasil

Por Galford Strife: estudante de ciência da computação, amante de tudo que diz respeito a nerdice (games, filmes, seriados, animes...), criador do blog e que sonha em ver o sabre de luz se tornando realidade.


Um comentário:

  1. Até hoje não vi um vilão tão profundo (genuinamente profundo, não tô falando de babaquices genéricas que estão aparecendo aos montes) quanto o Kefka...

    ResponderExcluir