facebookrss feedemail

Social Icons

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Trakt: um ótimo gerenciador de seriados e filmes

Hoje resolvi falar sobre essa rede social que foi criada para ser um gerenciador de seriados e filmes e que já ganhou um bom número de seguidores: o Trakt.tv. Eu sei que ele já existe a algum tempo, mas muita gente ainda não o conhece ou ainda não tentou usá-lo.

interface da página inicial do trakt.tv

Não farei uma matéria enorme explicando todas as funcionalidades, mas falarei sobre as principais e que me fizeram escolher o Trakt e não outros que existem.

O primeiro de tudo pode parecer meio bobo, mas acreditem, é uma coisa que conta bastante: o visual. A interface é muito bonita e atrativa, além de ser bastante intuitiva também. Você facilmente encontra o que está procurando. E por mais que esse detalhe visual possa parecer fútil pra alguns, parecer porque hoje é difícil negar que escolhemos muita coisa por causa do visual, duvido muito que se tivesse um site com as mesmas funcionalidades do trakt essas pessoas que falam que o visual não importa o escolheriam ao invés dele.

Página que acompanha o progresso dos seriados que você assiste

Outra coisa que eu acho excelente no Trakt.tv é a parte de gerenciamento de seriados, na imagem acima vocês podem ter uma ligeira noção de como é feito. Ele mostra a porcentagem de episódios do seriado que você já assistiu, mostra o próximo episódio para você assistir, seguindo a ordem e se clicar na opção "view season progress" ele te dá a porcentagem por temporada. Isso é uma mão na roda pra quem assiste muito seriado e não os deixa guardados no PC e as vezes acaba esquecendo qual o próximo episódio que deve assistir do seriado X, acreditem eu já passei por isso.

opções bem interessantes

Claro que tudo o que você assiste você pode avaliar, tanto episódios, como o seriado inteiro ou filmes. E pra isso o Trakt conta com 2 opções de escolha para os usuários: Usar o sistema de notas de 1 a 10, ou usar o sistema de somente 2 opções (tipo: gostei ou não gostei) que é o que eu prefiro, pois ao meu ver essa parte de notas de 1 a 10 ficou meio falha no trakt. Explicando: Se você usar esse de 2 notas, o que você marcar com o coração vermelho (gostei) fica em seus favoritos, aí para que não entre nos favoritos ou você não marca nada, ou marca que não gostou. Já usando o sistema de 1 a 10, todos os que você marcar com uma nota acima de 7 irão pra sua aba de favoritos, o que ao meu ver não é certo, por exemplo: eu assisto o filme X e acho ele um puta filme, digno de uma nota 9, mas mesmo eu reconhecendo isso ele não entra nos meus favoritos, porém, ao assistir o filme Y, que por mais que eu saiba que não é grande coisa, digno de um 6, eu adorei o filme e ele passa a ser um dos meus favoritos, e acreditem, isso acontece com várias pessoas. Esse é o problema desse tipo de avaliação no trakt ao meu ver, eles deveriam separar as notas com o sistema de "Like" quando se escolhe a opção de 1 a 10.

Outra opção que você também pode notar na figura acima, é a de não mostrar logo de cara as mensagens que os usuários marcam com a opção "Spoiler Alert" (alerta de spoiler em português). Claro que a maioria irá marcar essa opção, porém sempre tem uns loucos umas pessoas que adoram sair lendo spoilers por não aguentar esperar a hora de assistir o episódio.

Plug-ins para vários programas

Mas uma das coisas que mais me atraiu foi a opção de baixar um plug-in que faz com que o que você terminou de assistir seja automaticamente transmitido para o seu perfil, sem ter que marcá-lo manualmente. Na imagem acima, vocês podem ver os programas que o trakt possui plug-ins. Eu confesso que somente testei no Xbmc (que é o que eu uso) e o desempenho tem sido muito bom, ao final do seriado/filme abre a opção de dar a nota no programa mesmo. Sem falar nos vários apps que existem para iphone, ipad, android e windows phone que permitem que você faça scroob (o ato de o programa marcar como visto após o final do mesmo) pelo celular mesmo, gerenciar sua conta, e até mesmo, marcar o que você assiste manualmente para o caso de você não estar assistindo em casa.

tela inicial de usuário, que mostra

Isso que eu não falei de várias outras coisas, como a tela de usuários que mostra o que você assistiu por último, o fato de você pagar um valor pra se tornar vip e ter acesso a várias outras funcionalidades (e acreditem o valor anual é barato), entre várias outras coisas que o trakt oferece, então leitores, criem logo o seu perfil.

11 comentários:

  1. Eu tentei utilizar ele a algum tempo, mas acabei desistindo por não conseguir me locomover pela página. Achei muito confuso para se mecher.

    ResponderExcluir
  2. Onde clica para assistir o filme??? nao achei nenhum icone...só de check in, que pede para esperar 70 minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem certeza que leu o post do Murilo Burns?

      Excluir
    2. Assim como milhares de folgados mimados que entram na google play store classificando mal os aplicativos de organização de vídeo. Só lamento.

      Excluir
    3. meu Deus que zé ruela é esse.. que nada não leu não.

      Excluir
  3. Como que faço para mudar a opção de avaliação dos filmes e seriados conforme você cita no artigo para somente duas opções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, desculpe a demora pela resposta, é que esse blog encontra-se inativo, atualmente estamos no www.nerdbucks.com.br

      Mas respondendo a sua pergunta: eles fizeram uma atualização que mudou a interface, agora só tem a opção de dar notas de 1 a 10.

      Excluir
  4. Eu ainda n entendo se da pra ver a serie no aplicativo direto do trackt

    ResponderExcluir