facebookrss feedemail

Social Icons

terça-feira, 25 de março de 2014

Afinal, chegou a vez dos nerds?



Salve salve leitores do bloge! Essa é uma matéria que eu já pensava em escrever quando tive a idéia da criação do bloge, mas preferi escrever algumas antes. Nessa matéria irei falar sobre os primeiros significados da palavra nerd e sua principal variável (Geek) e sobre sua mudança através do tempo.

Todos sabemos que ser nerd hoje está na moda, mas já pararam para se perguntar o porque disso? Antigamente ser nerd era visto como uma coisa muito ruim, nerds eram tachados como pessoas estranhas, de aparência estranha, que viviam isolados em seu próprio mundinho estranho, e na maioria das vezes tinham dificuldades de comunicação com outras pessoas estranhas, ops, me empolguei (timidez, por exemplo). Sem contar que muitos desses nerds sofriam bullying no colégio e até em outras frases da vida.

"Seja legal com os nerds. Há grandes chances de você acabar trabalhando para um deles." (Bill Gates)

Mas o problema dos dias de hoje, é que, devido a tamanha popularidade dos ditos nerds, muita gente que não sabe o que realmente é ser um nerd de verdade e tampouco tem conhecimento mínimo sobre as coisas básicas que fazem parte dessa cultura tão cultuada hoje em dia. Mas, meus caros padawans, antes de chegar nessa parte, irei primeiro falar sobre o surgimento da palavra nerd.

Origem:

visual de um nerd clássico

Segundo um dos melhores professores da internet (não, não é o google), o site wikipédia, existem várias teorias para o surgimento da palavra nerd. Uma das mais aceitas é a de que a palavra foi criada pelo escritor americano Theodore Seuss Geisel (Dr. Seuss), criador de grandes clássicos da literatura infantil, e no livro If I ran the Zoo ("Se eu dirigisse o zoológico"), de 1950, apresenta um personagem esquisitão que se chama Nerd.

Outra versão bastante aceita é a de que o termo é utilizado desde o final da década de 50 no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), o que ajudou a definir o nerd como amante da tecnologia, pois o MIT é uma faculdade voltada aos estudos tecnológicos, como o próprio nome indica.

Há também algumas outras possíveis origens, como a de que a palavra deriva de Northern Electric Research and Development (Departamento de pesquisa e desenvolvimento da companhia Northern Eletric do Canadá, hoje Nortel) ou seja, atribuída aos indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia. Outra possível origem (um pouco menos aceita) também veio do MIT e diz que a palavra teria derivado de um hábito de seus estudantes de chamar alguns alunos de "Knurd" (a palavra "drunk" em inglês, que significa bêbado, escrita ao contrário).

Já a palavra Geek é bem mais antiga e teve seu primeiro registro em 1878, como sinônimo de fool (bobo, tolo) e passou a ser usada para definir artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nas ruas com performances bizarras que iam desde arrancar a cabeça de uma galinha com os dentes até a comer insetos (bugs, em inglês). Por analogia, passou-se a designar como computer geek a pessoa que ganha a vida "comendo" bugs de programas de computador. Nos anos 90 o termo adquiriu um contorno positivo e os geeks passaram a ser designados como pessoas que buscam informações e objetivos nas coisas que gostam e, em geral, são neofilos (tem atração por tudo que é novo) e amantes da tecnologia.

Mas afinal, eu sou nerd, geek ou mais um poser?


Sheldon e a popular palavra usado pelo mesmo após "pregar peças" nos amigos

Se você fazer uma pesquisa na internet, irá achar várias controvérsias sobre a diferença entre as duas palavras. Mas em geral as duas querem dizer quase a mesma coisa, a única diferença é a de que o Geek é mais restrita a pessoas envolvidas com técnologia, ciências ou informática, ou seja, você pode ser nerd e geek ao mesmo tempo, ser somente geek ou somente nerd, para ficar mais claro farei algumas definições:


Nerds: em geral, gostam de estudar, gostam de quadrinhos, livros de ficção em geral (desde fantasias medievais a ficção científica), seriados e filmes diversos da cultura pop (desde Star wars\trek até lost e Arrow para citar um mais atual) e pode gostar de games também.


Geek: em sua maioria, estudam para se formar em alguma faculdade voltada para pesquisas científicas/tecnológicas ou algum curso na área de informática, são fissurados em ficção científica (livros, filmes, seriados...), buscam estar sempre por dentro das novidades tecnológicas, tendo preferência por ler matérias desses temas, e em geral, são amantes dos games.

desenho na internet diferenciando o estilo geek do nerd

Claro que você não precisa exatamente de tudo o que está na descrição para ser considerado Nerd/Geek, mas tem que ter um conjunto, por exemplo, você não pode somente gostar de quadrinhos e odiar o resto e se considerar nerd, você simplesmente será um fã de quadrinhos, da mesma forma que também não pode ser fã de somente uma obra de ficção científica e se considerar geek, o que conta é o conjunto. Mas aí você me pergunta: posso ser nerd e geek? Mas e claro que pode, eu, por exemplo, gosto de praticamente quase tudo que está na descrição das 2 definições, ou seja, sou um nerd/geek e tem muitas pessoas hoje que também são uma mistura dos dois. Só não ouse perguntar se você é nerd/geek por gostar de Big Bang Theory, porque a resposta pra essa pergunta meu jovem padawan é um sonoro NÃO.


Quando ser nerd passou a ser legal?


seria uma "maria nerd"?

Hoje você encontra vários sites na internet que são especializados em vender produtos nerds/geeks, vários blogs que falam sobre o assunto (como o nosso) e várias referencias sobre a cultura nerd na televisão (em filmes, seriados...), mas quando essa cultura passou a ser tão popular? Quando os nerds saíram de seu canto excluído da sala de aula e passaram a ter um pouco mais de vida social e aceitação por parte das pessoas?

Difícil responder a essa pergunta com total certeza, porém, não podemos ter dúvidas de que um certo seriado (The Big Bang Theory) contribuiu bastante para isso. Não irei dar descrições sobre o seriado porque se você não o conhece por favor vá para outro blog, pois está no blog errado não quero fugir muito do assunto e você pode muito bem pesquisar no google. Pelo fato desse seriado ter se tornado tão popular (tendo ganhado vários prêmios e ser um dos seriados de comédia de maior audiência atualmente) o povo passou a ver os nerds/geeks como pessoas legais e interessantes, passou a adotar a moda nerd/geek e é claro que as empresas se aproveitaram de toda essa exposição. Bastava o sheldon (personagem do seriado) aparecer com uma camisa diferente que no outro dia você encontrava essa camisa em várias lojas especializadas com a descrição: "igual a do sheldon".

Não podemos negar que o capitalismo muito ajudou na popularização da cultura nerd/geek, explorando toda a vontade consumista destes (tipo eu) e criando roupas, acessórios, miniaturas de personagens e vários produtos que fazem referência ao mundo nerd e a seriados/filmes/livros/quadrinhos cultuados pelos nerds/geeks.

Conclusão

I Want you!!! For the nerd side of the force (Eu quero você!! Para o lado nerd da força)

Realmente chegou a vez dos nerds, isso está bem claro em todos os tipos de mídia atuais, alguns vêem essa popularização como uma coisa ruim, alguns como uma coisa boa, mas eu só posso dizer que eu estou aproveitando bastante, afinal, antigamente era difícil encontrar algum produto nerd/geek que a gente gostava em qualquer lugar e quando encontrava tinha que pagar praticamente um dos olhos da cara bastante caro.

Se você é apenas um simpatizante e quer se tornar um nerd/geek completo na internet está cheio de indicações de seriados/filmes nerds que você deve assistir, e aqui no bloge teremos bastante coisa também com o passar do tempo, fique ligado e venha para o lado nerd da força você também.

Por Galford Strife: estudante de ciência da computação, amante de tudo que diz respeito a nerdice (games, filmes, seriados, animes...), criador do blog e que sonha em ver o sabre de luz se tornando realidade.

Um comentário:

  1. Bom texto.
    É bem comum o pessoal misturar as coisas.
    Eu tenho grandes amigos que me ensinaram muita coisa disso tudo, passei a gostar da maioria.
    Mas não me considero nenhum dos dois tipos, apesar de não dispensar um bom rpg de mesa.
    xD

    ResponderExcluir