facebookrss feedemail

Social Icons

terça-feira, 15 de abril de 2014

Achei por aí: Cockpit Manager '14

Acho que todos aqui se lembram de um certo manager de F1 chamado Projeto F1. É um jogo em DOS (relativamente antigo, 2005) que permite a administração de um time de Formula 1. Como se fosse um Elifoot de Formula 1. Era um jogo bastante interessante na época em que foi lançado, mas (já para aquela época) era bastante limitado. Por várias vezes se propuseram a fazer "remakes" daquele jogo, ou jogos inspirados nele, mas nenhuma tinha ido pra frente. Até agora.

"Managers,

Estou fazendo um programinha de F1, estilo manager, onde você assume o controle de uma equipe.
A proposta é algo bem simples e leve, só pra passar o tempo mesmo, enquanto resolvo algumas coisas do Área Técnica '13.

Ele segue um pouco o que 'prega' o Projeto F1, aquele jogo pra DOS antigão, que serviu de inspiração.

Nos próximos dias devo postar um link pra download.
(Entrarei em provas no dia 10. Então se não lançar até lá, só na outra semana!)"


Foi com esse post em um fórum em setembro do ano passado que começou a história deste jogo, e a nossa odisseia na torcida para que o jogo enfim saísse e não ficasse pelo caminho como tantos outros. Seguiram-se mais posts, com mais prints do desenvolvimento do jogo. Mas a data de lançamento era sempre postergada, o que fazia com que muitos pensassem que o jogo não fosse sair nunca. Até que ontem (nota do editor: essa matéria foi escrita dia 12) foi anunciado: o jogo está lançado!

De fato, o jogo lembra bastante o Projeto F1. Você contrata os pilotos para a próxima temporada, escolhe as estratégias de corrida da equipe, cuida do desenvolvimento do carro, dos patrocinadores e seleciona o motor para a próxima temporada. É como se fosse o Brasfoot da Formula 1, com poucas opções (sem muitas firulas), mas viciante em sua relativa simplicidade.


Para testar o jogo, eu escolhi a Marussia, uma das duas equipes que podem ser escolhidas na versão sem registro (o registro só estará liberado para compra esse domingo ou segunda). A primeira temporada foi como o esperado para a Marussia real: torcer para o carro não quebrar e tentar melhorar o carro para a próxima temporada. Até que contratamos o candidato a mito do jogo, Alexander Rossi.



Com seus ótimos atributos, o americano entrou como segundo piloto da equipe. Mas como ele fez ótimas corridas, na temporada seguinte foi promovido ao posto de primeiro piloto. Um salário relativamente barato para um primeiro piloto, apenas 230k, mas que iria custar caro por dois fatores, um bug do jogo e uma falha deste que aqui vos fala. O bug é o das receitas de TV. Sem o dinheiro das receitas, fica praticamente impossível manter um saldo positivo sem recorrer aos empréstimos. E aí é game over se virar duas temporadas no negativo. O momento "falha nossa" foi a escolha do motor. Não há motor que salve um carro ruim. Então nada de comprar o melhor motor com um carro fuleiro hein...


Como podem ver, depois do desastre com o motor Mercedes, tive que ir com motores mais em conta. E eis que com o motor Cosworth eu consigo meus únicos dois pontos (ambos por meio de Alex Rossi). Mas aí a situação econômica começa a se deteriorar (fator complicado pelo bug das receitas de TV). Eu tenho que deixar o mito ir embora, cortar gastos. Até que chega o ponto em que a situação está tão grave que não tenho dinheiro nem para o motor, e recebo compulsoriamente o motor FIA, com sua potência de 50%.

Ignorem os gastos com corridas :P
Por fim, vou para minha última temporada. Não consigo nada de relevante e acaba como o esperado, a Marussia faliu sem que eu pudesse fazer nada. Game over.


O jogo está ótimo, vai te fazer ficar grudado no pc enquanto a temporada não acabar (dá pra jogar uma inteira em aproximadamente 1h). Além de ficar pensando nas estratégias de pneus, de pilotos e outros detalhes. Ainda existem alguns (poucos) bugs, mas estão sendo corrigidos, e no geral não atrapalham muito a jogabilidade. Recomendo muito, ainda mais por preencher uma categoria que quase não existe (a de managers de F1 relativamente simples).

18 comentários:

  1. Respostas
    1. mim passa seu registro por favor é por que eu tou 2023 fui campeão 3 vezes seguida mas esse ano tá muito dificil não deu para mim contatar pilotos bons apenas ruim...
      OBS: ensino como ganhar mas dinheiro para nao da falencia

      Excluir
  2. Comprem o registro po, só 10 reais, além de ajudar o cara que desenvolvem, incentiva ele a lançar mais atualizações e databases

    ResponderExcluir
  3. pessoal, a equipe do bloge não apoia a pirataria, o registro custa somente R$ 10,00 valor esse, que por mais que a sua renda não seja muito boa, você consegue juntar. O desenvolvedor do jogo o fez sozinho, ajudem o cara, senão dificilmente veremos atualizações e versões novas. Resumindo, não publicaremos registro aqui e caso alguém o faça, a mensagem será excluída. Obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir
  4. Muito massa o jogo!!!

    pessoal, corrijam ai os prints que estao quebrados!!

    ResponderExcluir
  5. Me passem o registro por favor.

    ResponderExcluir
  6. POSTEM O REGISTRO SEUS MÃOS DE VACA PQP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vá procurar o que fazer e ajudar o cara q fez o jogo sozinho e precisa desse dinheiro para atualzar o jogo

      Excluir
  7. Man, se fosse um jogo bom até pode pá, mas man, o jogo n tem jogabilidade sulficiente pra ter registro, e ainda comentam "só 10 reais" na ignorancia, como se todos fossem pagar esse valor. Pra mim n merece. E nem apoio a pirataria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso comprar um F1 na Steam pelo dobro do valor e saio muito mais feliz, só acho.

      Excluir
    2. Então compra, fudido, e deixa a porra do jogo alí, nem faz falta.

      Excluir
  8. compra pra mim retardado, já que você é rico.

    ResponderExcluir